Kombucha, a bebida que virou febre entre a galera fitness

Por: Manuela Rodrigues | julho 16, 2018

Eu aposto que você já deve ter escutado falar da kombucha, a bebida que virou febre entre os adeptos a uma vida mais saudável e se tornou a queridinha da galera fitness. Que ela alcançou a fama é verdade, mas você sabe por que há tanto barulho em torno dela? Eu vou te contar!

Para quem não sabe, o kombucha é um chá milenar oriental. Milenar mesmo gente, ele existe há mais de dois mil anos na China. Mas do que ele é feito? O kombucha é uma bebida fermentada composta de bactérias xylinum e de leveduras. O seu processo de fermentação envolve a colônia de bactérias chamada popularmente de scoby. E em uma segunda etapa da fermentação, são inseridos sabores desejados. O que deixa a bebida saborosa.

Mas quais são os benefícios?

O que mais se fala sobre o kombucha é o ácido glicurônico, que ajuda na desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas. Além disso, a bebida também ajuda no funcionamento intestinal, no aumento da imunidade, na absorção de nutrientes, além de melhorar a pele e auxiliar quem tem intolerâncias alimentares.

Sabia que dá pra fazer Kombucha em casa? Sim! E eu vou passar a receita pra vocês!

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

– 3 L de água mineral
– panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
– 1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
– 5 sachês de chá preto
– 1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
– 1 recipiente de vidro escaldado com água quente
– 300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

1.Lave bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Coloque a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicione o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

2.Coloque o chá no frasco de vidro e espere esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicione o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guarde o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

 

 

Comentar


Deixe seu comentário ou sugestão para a próxima pauta. Esse espaço é seu e os comentários são importantes para melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo.


* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, spam, publicidade, pornográfico ou com agressão verbal serão rejeitados.