Tudo que você precisa saber sobre o Kefir

Por: Manuela Rodrigues | agosto 16, 2018

Eu já contei pra vocês aqui no blog sobre a Kombucha e agora vou falar sobre outro alimento que está super em alta: o Kefir. Apesar de ser milenar, o kefir se tornou moda na década de 80, quanto era conhecido como o “bichinho do iogurte”. Mas há +/- um ano, voltamos a escutar o burburinho sobre essa bebida probiótica.

 

Mas afinal, o que é o kefir?

Também conhecido como “quefir”, cogumelo tibetano, tibico, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver. E sabe o que é mais bacana? Você não compra os grãos de kefir, mas recebe por doação e cultiva na sua própria casa!

E dá para fazer de tudo com ele: suco, chá, uma versão líquida para fazer vitaminas e até o próprio iogurte. O sabor é mais azedinho do que o iogurte tradicional, mas tem mais proteína e é mais cremoso também.

 

Benefícios do kefir

O kefir tem uma ação muito positiva no nosso organismo, por combater as bactérias ruins. Um dos principais beneficiados é o intestino, que recebe auxílio do kefir para se manter saudável e assim exercer suas funções de absorção de nutrientes, manutenção do sistema imunológico e regulação hormonal. Ele ainda pode trazer outros benefícios como:

Impulsionar a imunidade;

Tratar doenças Inflamatórias Intestinais;

Construir Densidade Óssea;

Lutar contra alergias;

Melhorar a digestão da lactose;

Matar o Fungo Cândida;

Desintoxicar o organismo.

E agora eu vou deixar uma receitinha super prática pra você usar o kefir. Aproveite!

Bebida de morango com Kefir

Ingredientes para duas pessoas:

– 1/2 litro de leite de kéfir.
– 6 morangos, usei congelados.
– 1 c. sopa de frutose.

Modo de preparo:

– Coloque os ingredientes no copo e triture 1 min/ vel 5,7,9.

Comentar


Deixe seu comentário ou sugestão para a próxima pauta. Esse espaço é seu e os comentários são importantes para melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo.


* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, spam, publicidade, pornográfico ou com agressão verbal serão rejeitados.