Decoração: conheça o estilo montessoriano

Por: Manuela Rodrigues | agosto 23, 2018

O termo não é tão comum, mas a ideia é genial. A principal premissa de um quarto montessoriano é que ele seja pensado especificamente para a criança e não para o adulto. É uma metodologia de ensino criada pela educadora italiana Maria Montessori, por volta dos anos 1907. Ela defende a criação de um ambiente voltado para o bebê, que seja um espaço rico e estimulante, onde a criança seja capaz de se expressar livremente e aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Este método prioriza a autoeducação, em que o quarto deve oferecer elementos que estimulem o desenvolvimento e autonomia, deixando a criança à vontade para explorar o espaço. É importante que os móveis e objetos estejam posicionados na altura da criança e de forma segura.

As camas devem ser substituídas por colchões no chão ou camas bem baixas, oferecendo maior liberdade aos pequenos. Os brinquedos devem estar guardados em locais abertos, para que as crianças sintam-se à vontade para pegá-los quando quiser. O espelho deve ser posicionado na parede junto ao chão, para que os pequenos possam se ver e se reconhecer (atenção! ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira, preso à parede para evitar quebra). Outro elemento interessante do ambiente montessoriano é a barra afixada na parede, que tem o objetivo de auxiliar a criança a ficar em pé sozinha e andar.

Este estilo de decoração requer atenção dobrada, já que tudo no ambiente fica ao alcance da criança. Portanto, evite móveis com quinas ou objetos pontudos. Não utilize vidro, dê preferência para o acrílico. Esconda e/ou proteja as tomadas e fixe objetos na parede com fita dupla face e evite o uso de pregos.

Confira abaixo alguns exemplos de quartos no estilo montessoriano:

Comentar


Deixe seu comentário ou sugestão para a próxima pauta. Esse espaço é seu e os comentários são importantes para melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo.


* Área sinalizada obrigatória.
Comentários com conteúdo racista, spam, publicidade, pornográfico ou com agressão verbal serão rejeitados.